Juiz de Fora está sendo mapeada como cidade piloto do Mapa Cervejeiro do Brasil

Juiz de Fora está sendo mapeada como cidade piloto do Mapa Cervejeiro do Brasil

Depois de duas edições realizadas do Mapa Cervejeiro de Minas com grande êxito e sucesso, é hora do projeto alçar novos vôos e ganhar o Brasil com nova abordagem. Visando as experiências cervejeiras locais, o Mapa Cervejeiro será multilocal e apresentará a configuração dos pólos cervejeiros e os municípios.  A cidade prospectada para o mapeamento modelo do Mapa Cervejeiro do Brasil é Juiz de Fora-MG. ” A escolha foi pautada na diversidade, quantidade de empreendimentos cervejeiros, no primeiro APL (Arranjo Produtivo Local) para o setor cervejeiro concedido pelo governo Minas Gerais e na história da cerveja em Juiz de Fora, que tem como grande contribuição a imigração germânica. O município tem a cerveja como um dos pilares cultural, histórico e gastronômico e este reconhecimento pode inspirar novos pólos cervejeiros pelo Brasil. Além disso, o projeto de desenvolvimento de um guia turístico cervejeiro na cidade era também projeto da prefeitura e tudo conspirou para que uníssemos forças”, conta Cindra Gomes, idealizadora do Mapa Cervejeiro e sommelière de cerveja.

Não se trata apenas da localização dos empreendimentos cervejeiros do Brasil. O Mapa será a ferramenta de impulso e projeção do empreendedorismo e turismo cervejeiro apresentando o posicionamento e organização dos pólos cervejeiros, cases de sucesso, histórias de vários profissisonais, empreendimentos diversos e principalmente experiências cervejeiras, acompanhando o crescimento do setor e desenvolvimento econômico em âmbito regional e nacional.

Como mudança em relação às edições realizadas e inspiração no movimento e tendência “beba local”, o Mapa Cervejeiro será multilocal, quer dizer, a abordagem e apresentação se fará através da cidade onde todo o elo cervejeiro se movimenta.  “A idéia é que os apreciadores acessem a plataforma (online e impressa) através da escolha da cidade. Queremos mostrar as experiências cervejeiras que a cidade oferece ao público apreciador ou aos visitantes e além disso, mostrar outros produtos e serviços do empreendedorismo cervejeiro e do turismo local”, pontua a idealizadora.

O Mapa Cervejeiro terá seu lançamento nacional como plataforma em janeiro de 2018 onde apreciadores, ativistas cervejeiros e empreendimentos poderão saber como participar da construção do projeto.

A expedição cervejeira por Juiz de Fora conta com o apoio institucional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora e a da União Cervejeira da Zona da Mata (Unicerva ZM).

Acompanhe o mapeamento de  Juiz de  Fora pelas nossas redes sociais.

Cindra Gomes – Idealizadora do Mapa Cervejeiro e sommelière de cerveja

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *